sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um outro ponto de vista sobre o massacre na escola..


Não quero ser polemica, não quero contestar nada do que aconteceu, só quero oferecer um outro ponto de vista sobre o massacre de ontem, o ponto de vista que me veio à cabeça desde a primeira noticia que ouvi sobre o acontecido.
Primeiro, que fique claro que não estou tentando de forma alguma justificar os fatos, o que aconteceu é cruel, é horrivel e absolutamente nada explicaria algo do genero. Só quero levantar um ponto que poucos comentaram, e que acho importante.
Ele tinha problemas mentais, ok, fato. Mas será que ninguém vai levantar o fato de que o Bullying que ele com certeza sofreu quando jovem é o grande causador de tudo isso? Não ficou obvio que o objetivo dele era se "vingar" de todas as "meninas bonitas" que humilharam ele quando novo? Mesmo as vitimas sendo outras, de outra geração, representavam aquelas mesmas da epoca dele. Será que ninguem viu a entrevista do menino que sobreviveu enquanto todos na sala foram mortos, e que o cara falou diretamente para ele "Fica tranquilo gordinho, que não vou te machucar". Tudo deixa claro que ele era um doente, e que grande parte dos traumas dele vieram do que ele passou naquela mesma escola muitos anos antes. Insisto que não justifica o que ele fez, ele é um doente criminoso, obvio que milhares de crianças sofrem bullying e nem por isso saem por ai massacrando, mas o que quero dizer, é que enquanto o bullying não for realmente combatido, a tendencia é isso se tornar cada vez pior e mais comum. Eu nunca passei por nada do genero, mas conheço incontaveis amigos que sim, que sofreram com esse tipo de humilhação ou coisas até piores, são pessoas otimas, mas nem todos passam por isso sem "sequelas".

Bom, é isso, só queria compartilhar o que vem me incomodando desde que vi a noticia. Sinto muito, sinto de verdade pelas crianças e familias, me aperta o coração imaginar todo aquele terror.


4 comentários:

  1. Concordo com vc... Pode ter relação sim!!!
    Nem todos reagem da mesma maneira...

    ResponderExcluir
  2. Eu to querendo falar EXATAMENTE ISSO a horas.
    Você felizmente já fez esse trabalho. Muito obrigado por ter feito esse texto.
    É exatamente assim que eu penso.

    ResponderExcluir
  3. Foi a primeira coisa que me passou pela cabeça quando me deparei com o caso na TV.
    O bullying é uma coisa muito séria. Eu sofri bullying dos 10 aos 14 anos e cheguei a desenhar numa agenda cada um dos meus colegas morrendo de um jeito diferente.
    Mas nem por isso pus em prática, eles ainda estão EXISTINDO.

    Esse massacre não se trata de religião, como a mídia pretende fazer o povo pensar, trata-se de EDUCAÇÃO, de EDUCAÇÃO NO SENTIDO DE GENTILEZA GERAR GENTILEZA, de saber dialogar e se entender. Educação não é só ensinar que 1+1=2, que chuva cai e água molha, gente.

    ResponderExcluir
  4. Não esquece que tem o agravante que ele é um perfil de sociopata. Nem preciso explicar pra ti, Amanda, porque tu faz Direito.

    ResponderExcluir