quinta-feira, 24 de março de 2011

Qual é a sua inteligência?


Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre as Inteligencias Multiplas de Gardner. Alguém ja ouviu falar? Se não, o objetivo desse post é um resumo sobre o que é.
Ao ler e pesquisar, achei um assunto incrivel e interessantissimo, que qualquer pessoa de qualquer area tende à se interessar.
Gardner(que ainda é vivo e da aulas em Harvard), foi quem quebrou o teste de QI como medidas de inteligencia. Segundo ele, o teste de QI serve para medir apenas o raciocinio logico-matemático da pessoa, ignorando solenemente varias outras areas de inteligencia.
Ai vai a lista das inteligencias, resumo feito com as minha palavras, para que você leia, se divirta e identifique quais vocês tem mais desenvolvidas:

Inteligencia Logico-Matemática - É basicamente aquela das pessoas que tem grande facilidade de raciocinio com numeros e simbolos em geral. Capacidade de reconhecer padroes, discenir conexoes separadas ou distintas. É a inteligencia desenvolvida nos cientistas, programadores de computadores, contadores, advogados, banqueiros e matemáticos.

Inteligencia Linguistica - É a inteligencia do uso da linguagem. Capacidade de seguir regras gramaticais, usar a linguagem para convencer, estimular, transmitir informações ou apenas agradar. É dela que vem as complexas possibilidades de criar poesias, metaforas, raciocinio abstrado.. Ela é a inteligencia dos poetas, teatrologos, escritores, novelistas, oradores e comediantes.

Inteligencia Musical - Simples, é aquela que reconhece padroes tonais(até no meio ambiente), sensibilidade para ritmos e batidas e também capacidade de manuseio avançado de instrumentos musicais. É a inteligencia dos musicos, cantores, compositores e maestros.

Inteligencia Corporal-Cinestesica - É a inteligencia do movimento fisico. Habilidade para usar o corpo para expressar emoção ou praticar esportes. Um exemplo bem legal, é que Garrincha tinha um QI tão baixo, que seria enquadrado entre os deficientes mentais, sendo ele um mestre do futebol. É a inteligencia dos atores, atletas, mimicos, artistas circenses e dançarinos profissionais.

Inteligencia Espacial - É capaz de criar modelos mentais(imagens) e operar com as imagens. Pode ser por exemplo criada a imagem tatil. É uma atividade que lida com as artes visuais, navegação, criação de mapas e arquitetura, ou seja, é a inteligencia dos engenheiros, escultores, cirurgioes plasticos, artistas graficos e arquitetos.

Inteligencia Interpessoal - É a inteligencia da comunicação, habilidade de trabalhar em equipe, e otima comunicação sendo ela verbal ou não-verbal. A pessoa possui facilidade em reconhecer motivações, emoções, intenções. Consegue as vezes ler o que as outras pessoas tentam esconder. É a inteligencia dos professores, terapeutas, politicos e lideres religiosos.

Inteligencia Intrapessoal - Inteligencia introspectiva. Sensibilidade sobre si mesmo, capacidade de mentalização, meditação e realidades espirituais. Formas conceitos veridicos sobre si mesmo, e conhecer bem os sentimentos internos, suas respostas emocionais. Senso intuitivo avançado. É a inteligencia dos filosofos, conselheiros espirituais, psicologos, pesquisadores de padroes de cognição..

São essas, mais tarde foram adicionadas algumas outras, varias ainda sendo estudadas e nao são ainda consideradas modelos de inteligencia de fato. Entre elas tem a pictorica, que é habilidade para desenhos e interpretação de imaginas, a naturalisticas, capacidade do ser humano para lidar com a natureza..

A minha mais forte diria que é a Interpessoal, e a de vocês?

3 comentários:

  1. Não sei ao certo, mas a minha parece ser um misto de Espacial com Interpessoal.. hehehe
    ótima matéria!

    ResponderExcluir
  2. a minha (predominante) é intrapessoal com certeza

    ResponderExcluir
  3. Interpessoal com certeza não é a minha...
    Seria inutil negar a minha tão querida Logico-Matemática
    ;)

    ResponderExcluir